Obter as ferramentas certa é uma das coisas mais importantes para o sucesso dos trabalhos Freelancer. Atualmente existem muitas ferramentas disponíveis para que você possa executar o seu trabalho de forma eficiente.

Eu fiz uma pesquisa estarei disponibilizando aqui as 8 ferramentas Freelance que vão potencializar os seus negócios, para que você possa economizar seu tempo, construir uma base so de clientes e consequentemente aumentar os seus lucros.

1.Software de colaboração online

Trabalhando com projetos freelance geralmente você precisa interagir com outras pessoas para que seu projeto possa andar. Você precisa de uma forma fácil para comunicar com sua equipe e seus clientes sem entupir a sua caixa de e-mail. Use os softwares de colaboração online para se comunicar, fazer upload e compartilhas documentos, distribuir tarefas e acompanhar seus projetos em tempo real. As ferramentas mais populares são TrelloAsanaRedbooth e Podio.

2. Sistema de acompanhamento financeiro

Utilizar um sistema financeiro para acompanhar as vendas e despesas, cobrar os clientes e pagar seus funcionários (Caso você tenha algum) pode tornar sua vida muito mais fácil são elas: ZohoWaveQuickBooks e FreshBooks.

3. Uma ferramenta de controle de tempo

Controlar as horas trabalhadas em cada projeto e principalmente evitar o desperdício de tempo pode ser uma grande dor de cabeça. O caminho é usar uma ferramenta de controle de tempo para eliminar os imprevistos e economizar o seu tempo. Com um único clique você pode manter com precisão o controle do tempo gasto em tarefas e enviar os resultados para seus clientes. Isso também ajudar no monitoramento das suas próprias habilidades de gerenciamento de tempo, consequentemente potencializando a sua produtividade. Algumas ferramentas que podem te ajudar nestas tarefas são SlimTimer,Toggl e RescueTime.

4.Uma base de documento na nuvem

Usando um armazenamento nas nuvens para organizar o seu trabalho e compartilhar o material com sua equipe, parceiros e clientes é uma excelente ideia. A utilização desta aplicação pode facilitar o seu fluxo de trabalho, de forma que em qualquer plataforma você pode ter acesso com muita facilidade, além da segurança em caso de dano do seu dispositivo. As opções mais populares atualmente são DropBox e GoogleDriver.

5. Uma ferramenta de gerenciamento de tarefas

Para muitos, dar conta da carga diária de trabalho exige muito mais do que uma simples lista de tarefas. Precisamos de uma ferramenta de trabalho para agilizar e organizar a sua carga de trabalho diária. Para este feito recomendo os aplicativos: Wunderlist e GoogleTaks.

6. Um serviço de chat e Vídeo Chat

Reuniões face a face é umas das melhores formas para causa uma boa impressão, para prospectar e comunicar com os seus clientes e sua equipe. Temos muitas opções para reuniões utilizando vídeo conferência e web chat como Skype, Rounds, MeetingBurner,Bluejeans.

7. Uma ferramenta de gerenciamento de caixa de entrada

Geralmente recebemos centenas de e-mail todos os dias, com estas ferramentas você vai poder apagar e drenar somente as mensagens mais necessárias e uteis para seu negócio. Podemos utilizar para isso ferramentas como Mailstrom e Sanebox.

8. Uma ferramenta de banco de dados de clientes

Quanto mais clientes você tem, mais difícil é manter os serviços personalizados. Use uma ferramenta de banco de dados como Falcon ou Rapportive e você pode criar perfis de contato avançados dentro de sua caixa de entrada de e-mail ou mídia social.

Por fim, não podemos no mundo atual fazer nada sem controle, pois não temos como fazer gestão sem ferramentas adequadas, que consigam sintetizar estas informações para facilitar o controle e a gestão dos seus negócios.

 Fonte Forbes ( Traduzido e Adaptado por Fernando Azevedo)