amaioria das  pessoas sofrem uma ansiedade tremenda  ao subir em um palco para fazer uma apresentação, pois ficamos com muito medo daquele famoso branco ou termina uma palestra com o público nada satisfeito, ou até mesmo com vaias. Devido a isso, reuni para vocês 5 dicas da TED -TALKS Para Palestras Incríveis:

1 Faça Com Que Público Entre em Sintonia com você

Não é possível empurrar o conhecimento para dentro do cérebro. Ele precisa ser puxado. Para instalar uma ideia na mente de alguém primeiro você precisa da permissão.

A maneira mais fácil de fazer isso é tornar visível o seu lado humano, isso significa ser você mesmo e agir de forma natural não como um robô, faça contato visual, ande pelo palco, sorria para plateia e não tenha medo de mostra o seu lado vulnerável.

2 Use Bons Recursos Visuais

Atualmente temos uma gama imensa de recursos devido a tecnologia:  fotografias, ilustrações, tipografia adequada, gráficos, infográficos, animações, vídeos, áudios e simulação de dados, todos estes elementos podem reforça o nível informativo quanto o apelo estético de uma palestra.

Mas a primeira pergunta que você deve fazer é: há mesmo necessidade de usar algum desses recursos? Podemos ver que a maiorias das conferências TED na internet não conta com um slide sequer. Isso acontece por que os slides desviam para a tela, grande parte da atenção do público, que deveria estar focada no palestrante.

Então somente utilize os recursos visuais se existir algo que é difícil de descrever em palavras, não se esquecendo de inserir fotos em alta resolução com o fundo preto, vai ficar feio aquelas fotos cheias de quadrados e com bordas aparecendo.

Mas isso não significa que não deve usar imagens, se for usa-las procure explicar bem o que estar sendo exibido e de preferência não polua a tela com monte de imagem, utilize somente uma de cada vez.

Outra técnica interessante ao exibir uma imagem é criar uma tensão no público sobre a imagem que vai mostrar. Esta técnica é muito usada em filmes, como por exemplo no filme tubarão de Steven Spielberg, o tubarão só aparece no final do filme depois de ter criado muita expectativa!!

3 Utilize UM Bom Software para criar Seus Slides

Em 2016, são três as principais ferramenteiras para apreensão: PowerPoint, Key-Note (para Mac), e o Prezi. O PowerPoint é a mais comum, embora eu ache que o Key-note é mais fácil de usar e tem fontes tipográficas e elementos gráficos melhores. O Prezi (Aplicativo do qual o TED foi um dos primeiros investidores) conta com uma modalidade alternativa na qual, em vez de uma sucessão linear de slides, você se movimenta numa paisagem bidimensional, dando mais ou menos zoom no que lhe interessa.

4 Verifique Os Recursos Antes de Subir No Palco

Sempre que possível, vá antes até o local da apresentação, verifique os recursos visuais (Luzes, Ambiente, Arrumação…) e tecnológicos (Projetores, Computadores, Som.), ou seja todos os recursos disponíveis.

Por exemplo hoje em dia, a maior parte dos projetores e das telas segue as dimensões de uma tela moderna de televisão 16:9, e não 4:3 dos televisores antigos. Entretanto o software de apresentações abre em 4:3, então não esqueça de olhar o projetor antes de mudar as dimensões da apresentação no seu software.

Utilize fontes tipográficas, é melhor usar uma só fonte durante apresentação. Algumas são mais adequadas do que outras, não utilize fonte finas demais utilize fontes como Helvetica ou Arial com o tamanho 24 ou maior. E na cor das letras devemos usar simplicidade e contrate. Preto sobre o banco, cor escure sobre o branco e branco ou amarelo sobre preto, pois facilitam muito a leitura.

5 Seja Simples

É tão ruim quando estamos em uma palestra e ficamos entediados, pois parece que o palestrante está falando um idioma diferente do nosso, ou estar muito complicado de acompanhar o que ele fala.

Em uma palestra primeiramente conheça o seu público, para saber que tipo de linguagem você vai utilizar, utilize parábolas para demostra algo de uma forma mais clara e se for possível conte uma experiência pessoal de vida que demostre o que você quer dizer. Ensaie diversas vezes o que vai falar e reúna com aqueles amigos para que eles possam te dar um feedback de como você estar indo.

Finalizando:

Não  se esqueça a palestra é como uma viagem de avião, existe a fase de decolagem (Introdutória), o translado (Aprofundando o assunto) e pôr fim a aterrissagem (Conclusões e benefícios de viagem) então seja um excelente comandante e faça que sua tripulação deslumbre a viagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here